O que e o processo de craqueamento?

O que é o processo de craqueamento?

O processo de craqueamento, também conhecido como pirólise, consiste na quebra de moléculas de triglicerídeos (presentes em óleos e gorduras) em moléculas menores, conhecidas como hidrocarbonetos. Além de apresentarem características semelhantes ao diesel de petróleo, dão origem ao biodiesel.

O que é processo de refino ou refinação do petróleo e como ocorre esse processo?

O refinamento do petróleo é a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das diferentes frações. Esse transporte por meio de oleodutos ou de superpetroleiros (grandes navios) é realizado para levar o petróleo até as refinarias.

O que é craqueamento e alquilação?

O craqueamento do petróleo é um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores. A principal diferença entre essas frações está na quantidade de átomos de carbono nas moléculas de seus constituintes. …

Qual o objetivo do craqueamento?

O processo de Craqueamento Catalítico Fluido (FCC) do petróleo é empregado na indústria petroquímica para transformar as frações pesadas dos resíduos de destilação em produtos leves (em relação ao peso molecular) e com maior demanda e valor agregado, como a gasolina.

LER:   Quais sao os efeitos da exposicao ao calor ao trabalhador?

Como funciona o processo de craqueamento catalítico?

O craqueamento catalítico é um processo de conversão que consiste na quebra de ligações através do fornecimento de energia térmica e ação do catalisador. Pode ser aplicado a uma variedade de matérias primas que vão desde o gasóleo, óleo pesado, triacilglicerídeos e outros.

Como é realizado o processo de refino do petróleo?

No processo de refino, os hidrocarbonetos são separados, por destilação, e as impurezas removidas, sendo produzindo então diversos derivados de petróleo, como lubrificantes, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e outros. …

Qual a função do craqueamento catalítico?

O que é e para que servem os processos de craqueamento e Reforma Catalítica?

O craqueamento térmico é feito através de temperaturas e pressões elevadas. Por exemplo, para transformar moléculas de querosene, óleo diesel ou óleo lubrificante em gasolina, são usadas temperaturas entre 450ºC e 700ºC. Já o craqueamento catalítico usa apenas catalisadores, tornando o processo mais econômico e seguro.