Como funciona o dimensionamento do concreto protendido?

Como funciona o dimensionamento do concreto protendido?

No caso de peças de concreto armado/protendido, usualmente converte-se a armadura numa porção equivalente de concreto. Neste caso, obtém-se tensões ou pouco maiores nos bordos da seção, o que, eventualmente, pode levar ao dimensionamento de mais armadura e, ou, de um concreto mais resistente.

Quais são as vantagens do concreto protendido?

O concreto protendido é amplamente utilizado na construção civil, pois tem a capacidade de aumentar a resistência à tração do concreto. Isso significa dizer que o material passa a ter menos deformidade e melhor desempenho. Dessa forma, é possível fazer uso de toda a capacidade do concreto.

O que são sistemas de protensão?

A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, em uma estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência e seu comportamento, sob ação de diversas solicitações.

LER:   O que e a teoria dos precos?

Quais são as vantagens e desvantagens do uso da protensão no concreto?

O concreto protendido é aplicado com o objetivo de elevar a resistência da estrutura, oferecendo, ainda, as seguintes vantagens à obra:

  • estruturas mais esbeltas;
  • redução de vigas;
  • redução de pilares;
  • redução do consumo de aço;
  • redução do consumo de fôrma;

Como é feita a protensão?

Execução. A laje protendida pode ser feita de duas maneiras. A primeira através da aplicação de tensões prévias com macacos hidráulicos nas cordoalhas de aço que ficam ancoradas nas extremidades do elemento, para que depois seja realizada a concretagem.

Qual é a relação do FCK do concreto e seu desempenho no concreto protendido?

O Fck indica, portanto, a qual tensão o concreto tem capacidade de resistir. Essa tensão é a resultante da divisão entre a força e a área em que ela atuará. Dessa forma, os testes de resistência no concreto possibilitam confirmar a tensão máxima a que ele resistirá antes de sofrer ruptura.

Quais são as vantagens do lançamento do concreto por bombeamento?

Quais são as vantagens da sua aplicação? A utilização da bomba permite o acesso a locais que não podem ser concretados com o apoio de carrinhos de mão, guinchos e gruas. Podemos citar edifícios muito altos ou obras com longa distância. A aplicação feita por bombas é bem mais rápida e, portanto, otimiza o tempo da obra.

LER:   Em que area da Fisica atuou James Joule?

Qual é o elemento mais importante do concreto protendido?

A composição varia de acordo com a resistência necessária, mas os concretos usam:

  • água: responsável pela hidratação do concreto, a resistência é muito influenciada pela relação água/cimento na dosagem utilizada;
  • cimento ou aglomerante: é o material empregado para unir os demais elementos constituintes do concreto;

O que é protensão cabos?

O que é protensão Na protensão, são posicionados cabos de aço ou ferro fundido dentro da estrutura. Esses cabos são tracionados dentro do seu limite elástico por meio de macacos hidráulicos até atingir a força que foi determinada em projeto e são, então, travados em ancoragens.

Quais são os tipos de protensão?

Hoje, são três os tipos de concretos protendidos – ou maneiras de executar a protensão – existentes: pós-tracionado aderente, pós-tracionado não aderente e pré-tracionado.

Qual a desvantagem da laje protendida?

As desvantagens do concreto protendido são: Falta de mão de obra especializada. Conforme a geometria da estrutura, esta técnica pode ser inviável. É preciso concreto de alta resistência, o que nem sempre é possível conseguir devido ao seu custo mais elevado ou indisponibilidade no local da obra.

LER:   Quando o INSS vai pagar os processos?

São desvantagens do concreto protendido em relação ao concreto armado?

– Vigas de concreto protendido tem alturas geralmente mais baixas em relação ao concreto armado. Construção de concreto protendido tem as seguintes desvantagens: – De alta qualidade é necessário um denso concreto de alta resistência. é necessário uma boa qualidade do concreto na produção, colocação e compactação.