Qual a funcao do CAPS 2?

Qual a função do CAPS 2?

CAPS II: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

O que são as oficinas terapêuticas?

As oficinas terapêuticas realizadas nos CAPS são espaços de interação e socialização que visam à inserção do usuário em um espaço social, por meio de atividades que promovem a expressão de sentimentos e vivências; a entrada do usuário no mercado de trabalho participando das oficinas geradoras de renda; e o resgate da …

Qual a função do CAPS 1?

VI – CAPS i: atende crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos …

LER:   Quais os sintomas de gravidez aos 41 anos?

Qual é o objetivo do CAPS?

A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

Quais os tipos de oficinas terapêuticas?

Podem ser de dois tipos: – Tipo I: para municípios que possuem CAPS ou Ambulatório de Saúde Mental. Devem contar com um profissional de nível médio ou oficineiro; – Tipo II: para municípios de até 20 mil habitantes e que não possuem CAPS. Devem contar com um profissional de curso superior ou oficineiro.

Quais são as oficinas terapêuticas?

As oficinas terapêuticas seriam mecanismos em que os pacientes, através da manipulação de objetos, de recursos artísticos, artesanais, dinâmicas de grupo, jogos, teatros, entre outros, e acima de tudo através da socialização com outros pacientes podem trabalhar seus conteúdos emocionais, expressando-os (Silva, 2015).

LER:   Como fazer Quimica Organica?

Qual a diferença entre CAPS 1 e CAPS 2?

É importante ressaltar que existem, ainda, outros dois tipos de CAPS II: o CAPS i II, voltado para atendimentos a crianças e adolescentes, o CAPS ad II, para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas.

Como funciona o CAPS?

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.