Qual NR fala de PTA?

Qual NR fala de PTA?

A nova NR 18, que entra em vigor em 2021, tende a se alinhar com as normas técnicas vigentes. Com isso, buscou na NBR 16776 as exigências para tornar mais abrangente o conceito de Plataforma de Trabalho em Altura (PTA), que passará, a partir de então, a ser denominada Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho (PEMT).

O que é uma pta?

1.1 – Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA é o equipamento móvel, autopropelido ou não, dotado de uma estação de trabalho (cesto ou plataforma) e sustentado em sua base por haste metálica (lança) ou tesoura, capaz de erguer-se para atingir ponto ou local de trabalho elevado.

Qual a altura aprox adequada a que deve estar o cesto do chão durante o translado com a PTA?

LER:   O que causa alergia a agua?

Se o operador estiver trabalhando no alto e precisar locomover a plataforma, Jacques recomenda que ele abaixe o cesto até uma altura próxima do nível do solo.

Quem pode operar PTA?

Somente profissionais que passam por capacitação técnica para atender normas como NR-10, NR-11, NR-12, NR-18 e NR-35, bem como treinamentos específicos para PTA, são habilitados para operar plataformas elevatórias.

Qual a carga horária para treinamento de PTA?

CARGA HORÁRIA DOS CURSOS A IPAF (Federação Internacional das Plataformas para Trabalho Aéreo), referência mundial em treinamento de operadores de PTA, tem o seu treinamento com carga horária de oito horas em todos os países onde está presente.

O que é PTA altura?

PTA (Plataforma de Trabalho Aéreo) é um equipamento usado para realizar trabalhos em altura. A NR 35 considera Trabalho em altura todo aquele que ultrapassa os 2 metros do nível do chão. As plataformas podem variar quanto ao tipo e tamanho. Podendo chegar aos 43 metros de altura.

Qual limite de velocidade do vento para executar serviços em plataformas elevatórias?

– Não utilizar a plataforma elevatória em caso de vento com uma velocidade superior a 45 km/h. Não deve ser exercida nos braços da plataforma elevatória uma pressão lateral superior a 40 kg (as plataformas elevatórias de utilização no interior não devem ser utilizadas no exterior dos edifícios).

LER:   Quais os cuidados de enfermagem com paciente em ventilacao mecanica?

Pode trabalhar com PTA na chuva?

Condições Atmosféricas: A chuva intensa ou prolongada pode alterar as condições do solo e aluir os estabilizadores ou rodas. Caso suspeite que o solo que sustenta a PTA está mais instável, deve-se verificar regularmente o nível da máquina assim como os ajustes apropriados aos estabilizadores, placas de apoio etc.

Quanto custa curso de PTA?

R$ 189,00.