Qual o carater do esporte?

Qual o caráter do esporte?

O esporte estimula a socialização, serve como um antídoto natural de vícios, ocasiona maior empenho na busca de objetivos, reforça a autoestima, ajuda a equilibrar a ingestão e o gasto de calorias e leva a uma menor disposição a moléstia (Kátia, P.D.

Como o esporte ajuda a promover a cidadania?

O desporto trás consigo valores que são levados por toda a vida como o respeito, a amizade, a vitória, a derrota, a superação pessoal, confiança, entre outros, contribuindo para a formação destas crianças como cidadãos.

O que os esportes influenciam?

Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora.

LER:   Como Darwin classificou os seres vivos?

O que é possível aprender com o esporte?

A atividade física favorece o condicionamento físico, fortalece os músculos, reduz a gordura, o colesterol ruim e ajuda a regular a pressão arterial. Além disso, favorece a diminuição do estresse, ansiedade e depressão, e ajuda significativamente na autoestima.

Qual papel do esporte para sociedade?

Além da inclusão social, o esporte proporciona inúmeros benefícios à saúde humana. Atuando na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e várias outras doenças, o esporte ganha espaço e interesse pela medicina. É essencial a sociedade estimular a prática do esporte na população.

O que o esporte tem a ver com a cidadania?

Esporte e cidadania é um assunto de grande importância para a formação de todos, visto que devemos aprender a ser cidadãos e compreender o nosso papel na sociedade. A prática esportiva inspira respeito ao próximo, construindo conceitos de cidadania, com regras bem definidas, tais como: respeitar e ser respeitado.

Como o esporte interage com a cidadania?

A participação tem profunda relação com a superação das injustiças sociais e a emancipação do cidadão. O esporte, como importante fenômeno social, sempre deveria ser utilizado como instrumento de inserção social e promoção da cidadania. Ele traz benefícios de toda ordem a quem o pratica e a quem dele usufrui.

LER:   Quanto tempo um enfermeiro trabalha por dia?

Como o esporte pode contribuir para a formação do caráter?

Mais do que lazer ou inclusão social, perante a sociedade, o esporte constrói valores, como disciplina, ética, trabalho em equipe e ajuda a moldar o caráter de uma criança e/ou adolescente. “Além de ajudar na socialização, aumenta a autoestima e, consequentemente, as crianças crescem mais felizes”.

Quais são as principais características dos esportes adaptados?

No entendimento dos autores deste estudo, define-se o esporte adaptado como um construto complexo que não pode ser encarado de forma reduzida à condição de preparação física, reabilitação ou ao “status” de “ferramenta de inclusão”.

Qual o papel do esporte no desenvolvimento de valores que podem contribuir para a sociedade?

A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. “É possível perceber-se o desenvolvimento das relações socioafetivas, a comunicabilidade, a sociabilidade, ajustando socialmente esse homem ao meio que vive” (BURITI, 2001, p. 49).

Como o esporte pode promover cidadania?