Como funciona a ponte H L298N?

Como funciona a ponte H L298N?

O driver L298N utiliza duas pontes H para controlar separadamente dois motores. Porém, além de controlar o sentido de rotação do motor, o driver também é capaz de controlar a velocidade do motor. Utiliza-se um sinal PWM para regular o nível de rotação do eixo.

O que é um driver ponte H?

O Módulo Driver Ponte H – L298N é um módulo de controle de capaz de trabalhar com dois motores DC ou um motor de passo. Ele é baseado no driver L298N, sendo muito utilizado com Arduino e diversos outros microcontroladores.

Como funciona a ponte H Arduino?

Este jumper é responsável por desativar ou ativar o motor A para ser controlado pelo Arduino ou outra placa. Este jumper funciona da seguinte forma: um dos terminais possui 5V (ou a tensão de alimentação VLogic), e o outro terminal é o que vai para o chip L298N.

LER:   Qual o site dos cursos gratuitos do Governo?

Como funciona o módulo ponte H?

Programando Ponte H com Arduino: O programa gira o motor A no sentido horário, depois desliga esse motor e gira o motor B no mesmo sentido. Depois, repete esse procedimento no sentido anti-horário.

Como é feito o controle de motores com uma ponte H?

O funcionamento da ponte H é bastante simples: fechando-se as chaves S1 e S4 tem-se o motor rodando em um sentido. Já com as chaves S3 e S2 acionadas, o sentido do fluxo da corrente sobre o motor é invertido, fazendo com que a rotação do motor também se inverta. Estes são os acionamentos convencionais.

Como escolher um driver para motor de passo?

– Analise o seu produto. É preciso saber exatamente qual é o seu motor de passo e qual o objetivo do seu produto para entender qual drive pode ser compatível. Fatores como categoria e marca são informações valiosas na hora dessa escolha.

Como construir uma ponte H?

Funcionamento de uma Ponte H

  1. O circuito está aberto e o motor está parado.
  2. O transistor de cima e da esquerda, junto com o de baixo e da direita acionam e permitem a passagem de corrente.
  3. O transistor de cima da direita, junto com o de baixo e da esquerda acionam, polarizando o motor de forma diferente da situação B.
LER:   Sao sinais precoces de queimadura de via aerea superior?

Para que serve e como funciona uma ponte h no controle de motores DC?

Uma Ponte H é um circuito especial que permite realizar a inversão da direção (polaridade) da corrente que flui através de uma carga. É muito utilizada, por exemplo, para controlar a direção de rotação de um motor DC. Além disso, o circuito deve ser capaz de ligar e desligar a corrente que alimenta o motor.

Como usar Ponte h L293D?

O CI L293D Ponte H Observando a figura abaixo, vemos que, acionando as chaves S1 e S4, o sentido da corrente será da esquerda para a direita, e o motor será acionado. Desligando S1 e S4 e ligando S2 e S3, o sentido da corrente é invertido, e consequentemente o motor passa a girar no sentido contrário.

https://www.youtube.com/watch?v=SmHCOFh87ok