Como funciona uma motor eletrico?

Como funciona uma motor elétrico?

O funcionamento dos motores elétricos está baseado nos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magnético e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força mecânica, força essa chamada de torque. Acima está a figura de um esquema simplificado de um motor elétrico.

O que tem no motor elétrico?

O motor elétrico presente na maioria dos carros elétricos atuais tem dois componentes básicos: um estator e um rotor. O primeiro é formado por uma série de eletroímãs que variam de polaridade e criam um campo eletromagnético.

Onde usar motor elétrico?

Talvez você nunca tenha pensado na infinidade de aplicações que os motores elétricos possuem, são muitos equipamentos, aparelhos, brinquedos e máquinas que os motores estão presentes, como por exemplo nas furadeiras, máquinas de cortar cabelo, micro-ondas, relógios, geladeiras, computadores, impressoras, aspiradores de …

LER:   Como contestar uma compra no cartao de debito?

Como escolher um motor elétrico?

Quais os critérios de escolha de um motor elétrico?

  1. Se precisa de um motor que funcione continuamente e com pouca variação de velocidade, opte por um motor assíncrono.
  2. Para aplicações em que sejam necessárias fortes acelerações e desacelerações, o motor síncrono é o ideal.

Como se faz um motor elétrico?

Primeiramente construa uma bobina, enrolando de 5 a 10 voltas de fio de cobre em torno da pilha grande, deixando duas pontas livres de aproximadamente 3 cm de fio. Retire totalmente, com o estilete, o verniz que recobre uma das pontas. Na outra, deixe uma faixa de verniz ao longo do comprimento e retire o resto.

Como funciona um motor elétrico caseiro?

O motor elétrico simples funciona, basicamente, pela repulsão entre dois ímãs, um natural e outro não natural (eletroímã). É conveniente o uso de imãs não naturais num motor elétrico, pois há a possibilidade de inversão dos pólos magnéticos, por meio da inversão do sentido da corrente elétrica.

Como é feito o motor elétrico?

Ele é formado por um estator bobinado, geralmente enrolamento trifásico, e um rotor constituído de ímã. Este ímã é composto de material de alta permeabilidade e com alta intensidade de campo magnético, como por exemplo o ímã de Neodímio.

LER:   Qual a importancia da matematica na construcao do tempo historico?

Quais são os principais tipos de motores?

São muitos os tipos de motores elétricos que você encontra no mercado, mas, podemos separá-los em 3 grandes grupos: Motores de corrente alternada (CA), Motores de corrente contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).