Como podemos interpretar a seguinte citacao de Thomas Kuhn talvez a ciencia nao se desenvolva pela acumulacao de descobertas individuais?

Como podemos interpretar a seguinte citação de Thomas Kuhn talvez a ciência não se desenvolva pela acumulação de descobertas individuais?

Como podemos interpretar a seguinte citação de Thomas Kuhn: “Talvez a ciência não se desenvolva pela acumulação de descobertas individuais” (Kuhn, 2011, p. a) Para realizar a história da ciência, é preciso analisar o passado com o olhar fixo no presente, ou seja, buscar os precursores das teorias científicas em voga.

Por que Popper dizia que a ciência pode apenas demonstrar hipóteses falsas e nunca verdadeiras?

O princípio proposto por Popper, em vez de buscar a verificação de experiências empíricas que confirmassem uma teoria, buscava fatos particulares que, depois de verificados, refutariam a hipótese. Assim, em vez de se preocupar em provar que uma teoria era verdadeira, ele se preocupava em provar que ela era falsa.

LER:   Qual vitamina e boa para soltar o intestino?

Por que o problema da indução parece representar uma ameaça séria a todo conhecimento científico?

O problema põe em causa todas as reivindicações empíricas feitas na vida quotidiana ou através do método científico e faz uma crítica à afirmação de que o conhecimento só pode ser construído a partir da observação.

O quê Popper defende?

Karl Popper (1902-1994) foi um filósofo austríaco, naturalizado britânico, que elaborou teorias que defendiam que o conhecimento científico decorre da experiência individual, e que não pode ser verificado por meio do raciocínio indutivo.

O que é ciência normal para Thomas com?

A ciência normal, segundo Kuhn, significa a pesquisa fomentada e baseada em uma ou mais realizações científicas do passado. As realizações científicas desempenham o papel de um exemplar que o primitivo sentido do paradigma.

Por que Thomas Kuhn afirma que a ciência não evolui?

Assim, para Kuhn, a ciência não é um processo cumulativo de conhecimentos e descobertas, mas antes um processo formado pela constante criação e superação de paradigmas. Os paradigmas superados não constituem mais conhecimentos válidos para a ciência e são, portanto, descartados.

LER:   Como evitar lesões de quadril?

Quando uma afirmação científica não é verdadeira?

Assim, uma teoria só pode ser considerada científica quando é falseável, ou seja, quando é possível prová-la falsa. Esse conceito ficou conhecido como falseabilidade ou refutabilidade. Segundo Popper, o que não é falseável ou refutável não pode ser considerado científico.

Quem foi o principal defensor da Refutabilidade das hipóteses científicas?

Falseabilidade ou refutabilidade, é a propriedade de uma asserção, ideia, hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa. Conceito importante na filosofia da ciência (epistemologia), foi proposto pelo filósofo austríaco Karl Popper na década de 1930, como solução para o chamado problema da indução.

Qual é o problema da indução?

O problema da indução é uma crítica, inicialmente formulada por David Hume e posteriormente usada por Karl Popper, ao método indutivo. De acordo com essa crítica, o método indutivo não é capaz de gerar um conhecimento seguro e verdadeiro sobre a realidade. É muito comum a ideia de que a ciência usa esse método.